Todas as Publicações dos Clubes

Projeto Árvores da Amizade

Ação: Rotarianos têm plantado árvores desde o começo do século XX em nome do companheirismo e da amizade, e pelo prazer de servir à comunidade. Estas árvores, encontradas em diferentes partes do mundo, são um testemunho duradouro dos ideais rotários. Hoje os rotarianos continuam plantando árvores para simbolizar amizade e companheirismo, para embelezar as comunidades e para contribuir a um mundo mais verde. Quem:Rotary Club de Santa Maria, RCSM Sul, RCSM Dores, RCSM Imembuí, RCSM Nordeste, RCSM Vento Norte, Rotaract Santa Maria,e Rotaract SM Liberdade Quando/Onde:26/08 - Praça da Euclides da Cunha02/09 - Margem da Barragem do DNOS09/09 - Parque da Medianeira Resultado:230 mudas plantadas que irão fazer a diferença em Santa Maria, uma cidade ainda mais bonita, mais verde!

por

Árvores da Amizade: Nosso compromisso com o meio ambiente

            O meio ambiente é uma das grandes preocupações do Rotary International. O presidente eleito Ian Riseley, defende que a preservação e o combate a ações que provocam mudanças climáticas são ameaças reais para toda população.             De acordo com a Governadora Gestão 2017-18 do Distrito 4660, Maria Lucia Jacques de Oliveira durante a Assembleia Internacional, em San Diego, nos Estados Unidos apresentou um desafio para os distritos, fazer com que cada rotariano plante pelo menos uma árvore até o dia 22 de abril de 2018.             O projeto consiste em plantar o maior número possível de árvores no dia da árvore, 21 de setembro. Para isso no início do mês de março foi lançado o desafio aos cônjuges de presidentes e também aos vices presidentes de clubes que participaram do Treinamento para presidentes, o PETS. O desfio foi aceito, e agora os clubes já estão se mobilizando para plantar as mudas de árvores.             “No distrito, o desafio vai ser realizado em conjunto através de uma espécie de ‘Dia D’ para o plantio de árvores no dia 21 de setembro. Todos os clubes devem fazer plantio de árvores, envolvendo a família rotária e suas comunidades”, explica. 

por

Encontro em São Paulo reúne Governadores de Rotary

Nos dias 28 e 29 de Julho aconteceu em São Paulo reunião de trabalho dos Governadores de Rotary com o Diretor 2017/19 Paulo Augusto Zanardi. No país, são 38 governadores, sendo 8 mulheres. A Governadora Gestão 2017-18 do Distrito 4660 Maria Lucia Jaques de Oliveira participou do encontro. Entre os principais assuntos abordados pelos coordenadores estavam Fundação Rotária, Imagem Pública e Desenvolvimento do Quadro Associativo – DQA.  De acordo com a Governadora Maria Lucia "as atividades foram práticas e nos apresentaram recursos importantes para os trabalhos nos clubes e em nosso distrito. Precisamos conhecer as necessidades de nossas comunidades e mostrar o Rotary pelas ações que fazemos", afirmou. O encontro possibilitou um intercâmbio entre os governadores rotários do país, troca de experiências e avaliações desse primeiro mês de trabalho. Na ocasião, o presidente do Instituto Projeto Rondon Nacional, Ruy Montenegro, apresentou o Projeto “Educação para a Vida”, que será desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Projeto Rondon e o Rotary International. O projeto consiste em educar crianças desde o primeiro ano de escolaridade, até o último ano do Ensino Médio, em várias áreas importantes para o desenvolvimento, tais como Educação Financeira, Música, Artes, Esportes, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito e Mobilidade, Educação para saúde, dentre outros, e como consequência, o desenvolvimento de comunidades inteiras.

Seminário de Intercâmbio de Jovens

A Sociedade Educacional Três de Maio foi sede do Seminário Distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International do Distrito 4660. A programação que ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto reuniu jovens que retornaram de seus intercâmbios do programa 2016/17 para apresentação de suas experiências nos países que os receberam. Durante o Seminário a Comissão Distrital apresentou o Programa de Intercâmbio aos candidatos inscritos para o Programa 2018/2019, oriundos de Rotary Clubs do Distrito, bem como promoveram a Seleção Distrital destes jovens pela Comissão Distrital de Intercâmbio. Segundo a Governadora do Distrito 4660 - Gestão 2017/18 o Programa é uma oportunidade dos jovens conhecerem outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. “Nosso distrito vem se destacando no Programa de Intercâmbio de Jovens pelo crescimento na participação de jovens em intercâmbio”, disse. Segundo RYE Chairman D4660, Cristiano José Rambo durante o encontro de seleção e treinamento de candidatos ao intercâmbio, foi realizado a Orientação de Inbounds (estudantes estrangeiros), treinamento para Conselheiros de Intercâmbio, Oficiais de Intercâmbio, Presidentes e demais rotarianos membros das equipes de intercâmbio dos clubes do Distrito 4660.

Localizar site dos clubes