Rotaract e Liga de Combate ao Câncer promovem mesa redonda com histórias de superação

por Rotaract Club de São Luiz Gonzaga

No início da tarde desse sábado frio e chuvoso tivemos bom público no auditório do Pavilhão Central da Expo São Luiz. Nela, cinco pessoas da comunidade que conseguiram superar o câncer deram seus depoimentos para inspirar e encorajar outras pessoas a superarem todas as dificuldades que a doença traz.

A doutora Araci Cunha falou sobre o período em que teve câncer de mama e quebrou o mito de que médicos não ficam doentes; Letícia Soares falou sobre sua luta enquanto estava no auge da vida de jovem adulta e como fez com a ajuda da família para superar as dificuldades; Roselena Gamarra, farmacêutica, reiterou a fala da Doutora Araci e se mostrou uma mulher fortíssima, visto que está finalizando o tratamento de um câncer de intestino, já tento superado um de mama; Rosenara Bonfim, contou que sempre teve uma vida extremamente saudável e sempre praticou muitos exercícios, perfil nada típico de pacientes de câncer; finalizando Mathias Ribas, professor, deu seu relato a partir dos olhos infantis, ele teve de lidar com o câncer aos três anos de idade e realçou diferenças na forma de viver a doença.

Foi uma tarde emocionante e com histórias que mexeram com todos que estavam presentes, o evento teve na coordenação o rotaractiano Ruhan Pieniz Brandão e a integrante da Liga Marta Miranda, que brilhantemente organizaram tudo, desde parcerias até os convites.

Agradecemos também a participação da rotaractiana, rotariana, mediadora de conflitos Ana Paula Pause e da Psicóloga e professora do curso de psicologia da Unijuí, Flávia Flach, que enriqueceram o relato dos participantes com colocações pertinentes e base teórica.

Ao final das falas e agradecimentos, a Sra. Adalgisa Miranda presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, aproveitando a oportunidade lançou oficialmente a campanha “Outubro Rosa”, que destaca a prevenção ao câncer de mama.

Fotos

Localizar site dos clubes